nadar!

 

 

 


 

5 DICAS PARA NADAR COMO OS PEIXES

De: Rosa PF. 5 dicas para nadar como peixes. Nadar Rev Bras Esp Aquat 2007; 156:4-6
Date: 22-10-2008

o

Dos diversos recursos que um atleta tem a sua disposição para alcançar seus resultados, como técnica, treinamento, alimentação, ergogenese, entre tanta outras, destaca-se a eficiência. Afinal o conceito de eficiência engloba um pouco dos outros recursos já que une biomecânica (técnica , treino) e fisiologia (alimentação, ergogenese).

oo

“A eficiência expressa uma relação objetiva e quantitativa entre o trabalho mecânico realizado e o respectivo gasto energético para realizá-lo.“ Foi a conclusão a que chegaram Tiago Barbosa e João Vilas Boas, professores portugueses, em estudo realizado no Instituto Politécnico de Bragança no seu país. Os resultados da pesquisa foram publicados em recente edição da Revista Portuguesa de Ciência do Desporto (3/V). Mas, o mais interessante do estudo dos catedráticos lusitanos foi identificar como o homem pode melhorar sua eficiência no meio aquático. Isso, particularmente deverá interessar a nadadores de todas as categorias.

ooo

MACETE 1: FORÇA DE ARRASTO; MACETE 2: POTÊNCIA METABÓLICA; MACETE 3: MECÂNICA DO NADO; MACETE 4: PROPULSÃO e MACETE 5: PRODUÇÃO DE ENERGIA. É verdade que tratamos aqui de conceitos complexos de biomecânica e fisiologia, mas já é um ponto de partida para entender aquilo que os grandes atletas parecem já ter nascido sabendo.

oooo

Leia este artigo na íntegra na edição da NADAR! citada acima ou pesquise mais aqui no site.