nadar!

 

 

 


 

Coordenação: O segredo dos peitistas

De: Rosa PF. Coordenação: Segredo dos peitistas. Nadar Rev Bras Esp Aquat 2007; 155:14-15
Date: 22-10-2008

o

A última grande modificação nas regras do nado de peito data de 1986, quando a FINA passou a permitir que o atleta mergulhasse a cabeça abaixo da superfície da água. De lá para cá, nadadores passaram a adotar diferentes estilos que se traduzem em variações técnicas para executar a mesma ação. Estudos científicos já conseguiram identificar 6 maneiras diferentes de nadar o peito!

oo

Apesar de tantas variações no estilo, a coordenação continua escondendo a chave do segredo para o nado de peito. Não podia ser diferente num nado composto por quatro fases propulsivas separadas por quatro lacunas entre elas, geradoras de resistência. A pergunta é: Como aumentar a velocidade no nado de peito? A resposta seria: Coordenando melhor as diversas fases? Ao invés de ficar aqui especulando, recorremos a um trabalho de renomados cientistas do esporte, franceses, que pesquisaram a fundo este assunto.

ooo

Os professores H. Leblanc, L. Seifert, L. Baudry e D. Chollet compararam nadadores de nível internacional na França, com apurada técnica, a nadadores de nível regional, menos treinados utilizando avançados equipamentos em seus laboratórios na Universidade de Rouen, em seu país e publicaram os resultados no International Journal of Sports Medicine, edição 26/2005. Para os estudiosos franceses o que explica os melhores resultados dos nadadores de elite é a sua capacidade em limitar a queda de velocidade durante as fases críticas do movimento, mantendo o deslizamento e atingindo alta eficiência propulsiva. Por outro lado, os nadadores menos hábeis apresentam alguns erros comuns, como a excessiva flexão do quadril durante a fase de recuperação das pernas, uma recuperação de braços muito rápida, uma aerodinâmica pobre e uma respiração adiantada!

oooo

Leia esta matéria na íntegra na edição da NADAR! citada acima ou pesquise aqui no site.