nadar!

 

 

 


 

Exercício aquático combate osteoporose

De: Rosa PF. Hidro para mulheres: exercício aquático combate osteoporose. Nadar Rev Bras Esp Aquat 2008; 161:19-21
Date: 15-12-2008

o

Uma constatação é certa: a falta de atividade física á uma das maiores responsáveis pelo declínio na densidade óssea, ou seja pelo enfraquecimento do conteúdo que forma a ossatura. A questão é: qual o tipo de atividade ideal? E a partir daí surgem outras perguntas, acerca da duração do exercício, da idade do praticante.... Sabe-se, por exemplo, que a mulher tem um declínio em sua massa óssea de 2,5% ao ano após a menopausa. Estudos tem demonstrado a eficácia de diversos programas de exercícios, utilizando caminhada e musculação. Pesquisas controversas tem questionado a eficácia da natação e dos exercícios na água.

oo

Um dos mais recentes estudos realizados nesta área acabou com esta polêmica, concluindo que a tênue linha que separa a atividade física aquática de resultado daquela ineficaz está na qualidade do programa desenvolvido. Um estudo conduzido em Israel por profissionais da área de saúde e publicado em setembro de 2008 no Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, sob a liderança de A. Rotstein, do Zinman College, nos deu o serviço completo passo a passo na elaboração deste programa de hidroginástica realmente eficaz. Rotstein e sua equipe submeteram um grupo de mulheres saudáveis com idades entre 50 e 65 anos a um programa de atividade física na água e conseguiram em um curto espaço de tempo 7 meses melhorar a qualidade da massa óssea delas. As 3 sessões semanais de 1 hora cada eram realizadas em piscina aquecida com água na altura do peito. Visando a adaptação das alunas, o início do programa trabalhou apenas com resistência contra a própria água.

ooo

O programa recomendado para combater a osteoporose deve enfatizar postura e balanço adequado do corpo, evitando lesões às mulheres em treinamentos. As sessões devem incluir: 1) exercícios para melhorar a extensão dos movimentos e flexibilidade, 2) exercícios para melhorar a postura, para fortalecer o abdômen, as costas, a lombar, músculos peitorais e das pernas, com ênfase na musculatura associada à bacia, a fim de prevenir quedas, 3) exercícios para fortalecimento da musculatura em geral.

oooo

Para ler a matéria na íntegra procure o exemplar da revista NADAR ! citado acima ou pesquise aqui no site.